O que está buscando?

19ª Mostra Internacional do Cinema Negro chega em Birigui

Com programação a partir de 3 de abril, a mostra homenageia Kabengele Munanga, renomado professor e antropólogo, conhecido por seu trabalho pioneiro no estudo do racismo no Brasil.

 Por: Rafaela Cândido | Comunicação Regional Sesi
22/03/202411:16- atualizado às 10:46 em 27/03/2024

Entre os dias 03 de abril a 23 de maio, o Sesi Birigui recebe parte da 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro (MICINE) com uma programação com filmes que celebram o cinema negro e fortalecem a importância da conscientização para a luta antirracista.

O festival se concentra no tema "D’África à diáspora: o pensamento antirracista de Kabengele Munanga", renomado professor e antropólogo, conhecido por seu trabalho pioneiro no estudo do racismo no Brasil. A mostra também serve como uma oportunidade para dialogar sobre os impactos dos 20 anos da Lei 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da história da África e da cultura afro-brasileira no Brasil.

O SESI-SP é uma instituição que trabalha pela educação de forma ampla e onde a cultura é parte importante desse processo. “É com muita satisfação que abrimos nossos espaços para a Mostra Internacional do Cinema Negro, pelo segundo ano consecutivo. Assim como este projeto, todas as iniciativas desenvolvidas pelo SESI-SP ou que atuamos como parceiros e apoiadores visam à formação de novos públicos em artes, democratizam e expandem o acesso à cultura, além de incentivar a produção e a difusão de obras das mais variadas vertentes artísticas”, reforçou a gerente executiva de Cultura do SESI-SP, Debora Viana..

Sobre a 19ª Mostra Internacional do Cinema Negro

Com criação e curadoria do professor Celso Luiz Prudente, o SESI-SP participa, pela segunda vez, da Mostra Internacional do Cinema Negro – MICINE, que chegou a sua 19ª edição.

Durante os encontros, idealizados com a perspectiva de ser um projeto acadêmico e cultural que reforçou o respeito à diversidade e à inclusão, foram realizadas diversas atividades que celebraram principalmente o cinema negro. A programação de filmes contemplou longas e curtas-metragens que foram exibidos no Centro Cultural Fiesp e uma série de palestras, painéis, mesas-redondas e homenagens.

SERVIÇO

19ª Mostra Internacional do Cinema Negro

Período: 03 de abril a 23 de maio

Local: Teatro Sesi Birigui -  Av. José Agostinho Rossi, 551 - Jardim Pinheiros

Reservas: Meu Sesi

Gratuito