Projeto educacional desafia alunos a aplicar conhecimentos de ciência e tecnologia na prática
Por: Lucas Silveira de Campos
17/12/202513:12- atualizado às 13:17 em 17/12/2025

No dia 12 e 13 de dezembro, alunos do Sesi Penápolis participaram de uma competição regional de robótica chamada STEM Racing 2025, na cidade de Jundiaí. Esta competição é uma iniciativa educacional do Sesi-SP para estimular o interesse de jovens por ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) por meio de competições robóticas de forma prática e envolvente.
O projeto é elaborado com apoio de educadores, engenheiros e conta com endosso da Fórmula 1, oferecendo aos estudantes uma experiência educacional dinâmica, desafiadora e conectada às demandas do mundo contemporâneo.
A equipe penapolense chamada “NEXA Racing” é formada pelos estudantes do 8º e 9º anos Gustavo Franco, Mateus Maziero, Maria Moreno, Guilherme Franco, Amós Filipe e Maria Reis e é coordenada pelo técnico e orientador de Educação Digital Hugolino B. Guimarães.

A competição desafiou os estudantes a projetar, construir e testar minicarros inspirados na Fórmula 1, integrando conhecimentos das áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Além das provas em pista, as equipes desenvolvem projetos sociais, estratégias de marketing e planos de negócios, promovendo uma formação ampla que estimula o trabalho em equipe, o pensamento crítico e a inovação.
Para o técnico e orientador de Educação Digital Hugolino B. Guimarães, este evento amplia as possibilidades de aprendizagem em sala de aula. “O projeto permite que os alunos vivenciem, na prática, conteúdos trabalhados ao longo do ano, desenvolvendo autonomia, responsabilidade e pensamento científico. O SESI-SP investe em projetos que estimulam o raciocínio, a inovação e a autonomia, contribuindo para a formação de jovens mais preparados para o futuro acadêmico e profissional”, explicou.
O Sesi Penápolis trabalha metodologia STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts, and Mathematics) que é uma abordagem educacional que integra ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática de forma interdisciplinar a fim de preparar os alunos para os desafios do século 21, desenvolvendo habilidades como criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas e colaboração.
