O que está buscando?

No mês da mulher, Unidade Móvel do SESI-SP amplia atendimento com Exame de Papanicolau

A equipe da Unidade Móvel de Saúde da Mulher estreia o novo serviço com 360 agendamentos para realização do exame preventivo do câncer do colo do útero

07/03/201815:48- atualizado às 09:09 em 08/03/2018

No mês em que a mulher é celebrada internacionalmente, o SESI-SP se orgulha em anunciar a ampliação de seus serviços de saúde, a fim de contribuir para a plena qualidade de vida do público feminino. Papanicolau é o exame que passa a ser ofertado às trabalhadoras da indústria por meio da Unidade Móvel de Saúde da Mulher, carreta que circula desde 2015 por todo o Estado de São Paulo realizando mamografia.

A equipe da Unidade Móvel de Saúde da Mulher inicia atendimento com 360 agendamentos para a realização do exame preventivo do câncer do colo do útero. A primeira contratante, uma empresa da indústria farmacêutica, também oferecerá a suas funcionárias 150 mamografias.

A chegada desse serviço garante diagnóstico precoce para dois tipos de câncer entre os que mais acometem as mulheres. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o de mama é o segundo mais frequente na população feminina, seguido pelo de colo uterino. Este último ocasiona a quarta causa de morte de mulheres pela doença no Brasil. Já o de mama é o que mais leva mulheres a óbito.

É IMPORTANTE SABER QUE
 
A doença
Exame preventivo
Periodicidade
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO
É uma lesão silenciosa, demora de 10 a 20 anos para se desenvolver, e é causada principalmente pelo HPV (papilomavírus humano transmitido, na maioria dos casos, por relações sexuais desprotegidas). Tabagismo e diversas gestações (multiparidade) são outros fatores de risco para o aparecimento deste tipo de câncer.
Principal exame preventivo para a detecção do câncer de colo do útero, o Papanicolau é indicado para mulheres em idade reprodutiva, que tenham iniciado vida sexual.
A partir de 6 meses após a primeira relação e, anualmente, a partir do 1º exame.
CÂNCER DE MAMA
A doença consiste no desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam rapidamente até formarem um tumor maligno. Se diagnosticado precocemente, tem chance de cura em 95% dos casos.
Deve ser realizado em mulheres a partir dos 40 anos de idade. Aquelas que possuem histórico familiar da doença devem antecipar a Mamografia a partir de seus 35 anos.
Anual

 

CONTE COM NOSSA UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE DA MULHER

A coleta do exame de Papanicolau é feita de maneira rápida e simples. “Pode causar um pequeno desconforto e gerar certa resistência por parte de algumas mulheres. Por esse motivo, o atendimento acontece de forma humanizada”, reforça a enfermeira do trabalho, da Unidade Móvel de Saúde Mulher, Elisete Dias da Silva.

As mulheres são recebidas num ambiente tranquilizante, com música e imagens calmantes, a fim de proporcionar serenidade e relaxamento. Respondem a uma avaliação inicial (a anamnese, com questões sobre sua saúde, ponto inicial para identificação de uma doença) e, em seguida, são encaminhadas para a sala do exame.

 

Atendimento adicional

  • Palestra de sensibilização

As empresas podem contratar também uma palestra, onde acontece a sensibilização sobre a doença. “No bate-papo com as mulheres, abordamos as formas de prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s), destacando o HPV, lesão que pode resultar neste tipo de câncer”, relata a especialista. 

  • Empresas: ofereçam os dois exames para suas funcionárias

As empresas podem, ainda, oferecer para suas funcionárias a oportunidade de fazer os dois exames preventivos oferecidos na Unidade Móvel de Saúde Mulher do SESI-SP. Neste caso, as mulheres fazem o Papanicolau e a Mamografia na sequência, separados por um pequeno intervalo de tempo a fim de garantir maior tranquilidade para a realização.

  • Diagnóstico

O atendimento da Unidade Móvel de Saúde da Mulher continua mesmo após o encerramento dos exames. Se não houver Médico do Trabalho na empresa contratante, a equipe realiza a conferência e orienta as prioridades de encaminhamento. “Nosso trabalho vai além da entrega dos laudos. Com a autorização do contratador, assim como fazemos com a mamografia, daremos apoio a todos os casos, orientando, se necessário, os profissionais do ambulatório da empresa, e para que essas mulheres não abandonem o acompanhamento que precisarão fazer”.

Quem pode contratar?

Além das indústrias beneficiárias, podem contratar os serviços da Unidade Móvel de Saúde Mulher as empresas não contribuintes do segmento industrial, além de prefeituras e outras entidades que atendam a infraestrutura necessária para sua instalação.

Para mais detalhes, entre em contato com a unidade SESI-SP mais próxima.

 

É o SESI-SP cuidando da saúde da mulher, mês a mês, todos os dias do ano.

 

Leia mais:
SESI-SP e indústrias unidos pela prevenção do câncer de mama

Leia também