O que está buscando?

Ex-aluna do Sesi-SP ganha bolsa de estudos para estudar na escola de Engenharia de Mercer, na Georgia, EUA

Membro da equipe escolar de robótica, “Big Bang Birigui”, desde os 11 anos, Victória Nogaroto, ainda aguarda o resultado de mais 13 universidades para as quais aplicou.

11/01/202211:19- atualizado às 17:12 em 23/03/2022

Victória Vilela Nogaroto, aluna do Sesi Birigui desde os 5 anos de idade, formada em 2020 no Ensino Médio, recebeu em sua casa, na última sexta-feira (7/1), um kit boas-vindas com o resultado de sua aprovação para estudar na escola de Engenharia de Mercer, na Georgia, EUA e ainda conquistou uma bolsa de estudos para a universidade.

Victória Nogaroto

Com longa trajetória na escola Sesi, a ex-aluna diz sempre ter aproveitado todas as opções oferecidas, como teatro, judô e interessou-se, especialmente, pelas aulas de tecnologia, programação e robótica. Aos 11 anos, ingressou na equipe de robótica chamada Big Bang Birigui e com ela participou de várias competições do ramo, como o World Festival, a Olimpíada Nacional de Ciências, a FIRST LEGO League e o Open Uruguay.
 
“Quando você fala Robótica, você pensa: ah, constrói robôs. Mas não, tem muito mais coisas envolvidas, projetos científicos, trabalho em equipe. Eu sempre explorei bastante essa matéria e foi graças à Robótica que eu cheguei aonde estou”, disse Victória agradecendo todo suporte que o Sesi ofereceu, desde o conhecimento e aprendizado, até com as inscrições, tradução de documentos, cartas de recomendação e tudo o mais que ela necessitou neste processo de aplicação para estudar fora.


"Eu participei de campeonatos nacionais e internacionais, representei o Brasil nos EUA, no Uruguai e fui adquirindo experiência ao longo do trajeto. Minha equipe foi bicampeã nacional de robótica e campeã mundial no Uruguai. Realmente agregou muito conhecimento pra mim e foi graças ao suporte que o Sesi ofereceu”, completou.

A ex-aluna também comentou que o que a fez se interessar por estudar fora do país foi o método de ensino da faculdade que explora várias áreas do conhecimento, fator este que dialoga diretamente com o Eixo Integrador do Sistema Sesi de Ensino.

Sobre sua opção em engenharia mecânica, Victória explica: “eu escolhi justamente por causa da Robótica, porque eu era a acionadora do robô, ficava bem ligada nesta parte de construção, mecanização, prototipagem do robô. Então, realmente era uma coisa que me instigava bastante”. Agora, Victoria terá a oportunidade de colocar todos os seus conhecimentos em prática também fora do país.

A estudante se inscreveu para estudar em 14 universidades americanas, em dezembro de 2021. A Mercer University foi a primeira a retornar, surpreendendo pela rapidez e oferecimento da bolsa de estudos. Ainda restam 13 respostas e a estudante, apesar de ansiosa, já se considera muito vitoriosa.

Leia também