O que está buscando?

Alunos do Sesi Birigui conquistam classificações de prata e bronze na Olimpíada Nacional de Ciências

Além dos medalhistas, outros sete alunos do Sesi 148 (Birigui) e dois alunos do Sesi 349 (Araçatuba) receberam menções honrosas, totalizando 12 alunos que foram destaque nas escolas da região

 Por: SESI Birigui
01/03/202116:00- atualizado às 11:05 em 04/03/2021

Três alunos do Ensino Médio do Sesi 148, de Birigui, foram premiados na fase final da Olimpíada Nacional de Ciências 2020. Os alunos Bianca Gajardoni Bearare (15) e Kayky Kenzo Ogaya (16) conquistaram medalhas de prata e a aluna Victória Vilela Nogaroto (17) recebeu a medalha de bronze.

A olimpíada concedeu medalhas até o limite percentual de 5% dos estudantes participantes da 2ª fase, divididas em três categorias: ouro, prata, bronze.

DIFERENCIAIS

Para os alunos, praticar exercícios dos anos anteriores e contar com o apoio dos professores foi essencial para ter um bom resultado. “Uma coisa que auxiliou bastante foi o contato com os professores, através das aulas online. Por exemplo, o professor Nathan, de física, gravou um vídeo explicando a parte de astronomia, porque é um conteúdo que não temos na escola, é um conteúdo específico, então ele auxiliou a gente”, explica Victória, que concluiu o Ensino Médio em 2020 e fez a prova enquanto estava no 3º ano.

Outro diferencial foi a participação nos grupos de robótica do Sesi. “Tem fórmulas, equações, que são bem teóricas, eu já tinha participado de uma equipe de robótica aqui da escola, então eu vi muitos conceitos físicos na parte prática”, conta a aluna.

“Eu também tive a oportunidade de participar da equipe, lá a gente realmente conseguia colocar na prática todos esses conceitos, e outra coisa que também ajudou foi a oportunidade de participar de um clube, que me ajudou bastante a me preparar e a estar por dentro dos assuntos”, complementa Bianca.

DESAFIOS

As boas classificações, segundo a coordenadora pedagógica Luzilene Z. Escardovelli, são fruto tanto das práticas pedagógicas da escola quanto da dedicação dos alunos.

“Já estivemos em outras olimpíadas, mas essa foi a primeira (da ONC). Ficamos muito orgulhosos. No nosso trabalho do dia a dia, nós buscamos desenvolver essa questão da autonomia, da pesquisa, do incentivo à participação em olimpíadas, projetos. A nossa proposta é que o aluno seja o protagonista”, explica.

Além dos medalhistas, outros sete alunos do Sesi 148 (Birigui) e dois alunos do Sesi 349 (Araçatuba) receberam menções honrosas, totalizando 12 alunos destaque nas escolas da região.

“Esses alunos que participaram são autônomos, pesquisadores natos, eles buscam conhecimento”, conta a professora Érica Alves Serrano Freitas.

Em Birigui, os alunos foram orientados pelos professores Nathan Moreira Ulloffo (Física), Érica Alves Serrano Freitas (Biologia) e Renata Lemo Leite (Ciências).

Eles destacam a autonomia dos alunos como elemento essencial para o resultado obtido. “Eles se organizaram, criaram uma rotina, formaram uma equipe, se juntaram e conseguiram caminhar juntos. Eles são exemplos de que você pode chegar lá”, explica Nathan.

Além da autonomia, a autoconfiança também faz toda diferença, como explica a professora Renata: “A olimpíada estimula os alunos a estudarem mais e a confiarem no seu potencial, até onde eles podem chegar. Estimula a sempre querer buscar mais, a não se acomodar”.

A dica é se preparar e confiar no seu potencial. “Se a pessoa tiver vontade de fazer, então entra no site, se informa, se planeja. Por mais que seja algo novo, feito pela primeira vez, faz com calma, se dedica. Mas saiba que você tem potencial, então você vai conseguir, sim. O importante é dar o seu máximo”, finaliza o aluno Kayky.

OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), destinada aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, teve sua edição 100% online e foi dividida em 2 fases, abordando questões de Física, Química, Biologia e Astronomia. Neste ano, mais de um milhão de alunos participaram da primeira etapa.

Integrando o Programa Ciência na Escola, a ONC é uma realização da Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Química, o Instituto Butantã e a Sociedade Astronômica Brasileira. O objetivo é incentivar os estudantes para que internalizem novos conhecimentos.

Lista de alunos Sesi premiados na fase final da ONC 2020: 

Birigui 

MEDALHA DE PRATA 

Aluno 

Série 

BIANCA GAJARDONI BEARARE 

1° série 

KAYKY KENZO OGAYA 

2° série 

MEDALHA DE BRONZE 

Aluno 

Série 

VICTÓRIA VILELA NOGAROTO 

3° série 

MENÇÃO HONROSA 

Aluno 

Série 

BEATRIZ GARROCINI TORRES 

1° série 

ISABELLA DOS SANTOS 

1° série 

IRIS MARCELLY MAZIERO 

3° série 

FELIPE BASQUEROTO FREIRE SILVA 

8° ano 

LARISSA REBECCHI FERREIRA 

1° série 

VITOR HUGO GOMES MELIN 

3° série 

YASMIM JOANA DA SILVA 

2° série 


Araçatuba
 

MENÇÃO HONROSA 

Aluno 

Série 

JULIA FERREIRA DE OLIVEIRA 

8° ano 

LUCAS ESGALHA DOS SANTOS 

9° ano 

 

Leia também