Sesi-SP comemora o Dia Olímpico promovendo o olimpismo há 10 anos

 Por: Amanda Demétrio, Núcleo de Comunicação
19/06/201914:16- atualizado às 18:09 em 19/07/2019

No Dia Mundial dos Esportes Olímpicos, também conhecido como “Dia Olímpico”, criado para celebrar a formação do Comitê Olímpico Internacional (COI) em 23 de junho de 1894, o Sesi-SP reforça a importância do trabalho de formação esportiva de olho no desenvolvimento de futuros atletas olímpicos. Por meio de ações de ações da Pedagogia do Exemplo a instituição trabalha ainda com a formação de multiplicadores do esporte na escola e na comunidade, encorajando os jovens à prática esportiva e transmitindo-lhes os valores do esporte e do olimpismo.

Com esse pensamento, a instituição vem há 10 anos investindo no Rendimento Esportivo. Voltado para atletas a partir dos 14 anos, o projeto, que começou em 2008 com um piloto na modalidade polo aquático, lançou oficialmente no ano seguinte o Programa Esportes de Formação e Rendimento do Serviço Social da Indústria de São Paulo – Sesi-SP. Atualmente são desenvolvidas 20 modalidades esportivas, sendo 14 olímpicas (atletismo, badminton, basquete, ginástica artística, handebol, hóquei sobre a grama, judô, karatê, luta olímpica, natação, polo aquático, rugby, triathlon e vôlei).

Dentro desta perspectiva, no último ano foram realizadas 151 oficinas esportivas que atenderam 20.532 alunos difundindo os valores e princípios da pedagogia do exemplo pelo esporte. Contamos com 621 atletas que conquistaram 851 títulos entre eles 95 internacionais em modalidades olímpicas e paralímpicas. E deste montante, tivemos atletas representando o país nas últimas edições dos Jogos Olímpicos.

O Dia Olímpico foi decretado pelo COI durante seu 42º congresso, realizado em St. Moritz, na Suíça, em janeiro de 1948. No Brasil, a data ganhou a celebração de Dia Nacional do Esporte, instituída a partir da “Lei Pelé”, em 1998. Todos os anos nesta data, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) realiza a Semana Olímpica em várias cidades do país, para disseminar os valores olímpicos.