O que está buscando?

Palco do Sesi Birigui recebe o espetáculo “Um Presente para Ramiro”

Entrada é gratuita. Ingressos podem ser reservados pelo Meu Sesi.

 Por: Letícia Estella de Lima - Sesi Birigui
02/02/202316:17- atualizado às 16:17 em 02/02/2023

“Um Presente Para Ramiro” é um espetáculo infantojuvenil que ensina, de forma lúdica e com bastante humor, como as crianças podem se organizar para realizarem seus sonhos. O Teatro do Sesi Birigui recebe a peça no dia 11 de fevereiro (sábado), às 16h. A entrada é gratuita e as reservas podem ser feitas pelo Meu Sesi.

O espetáculo apresenta Ramiro, um garoto que, no aniversário de 12 anos, faz uma lista com presentes caríssimos e não aceita ficar sem presentes. Com a ajuda de Fortuna (um cofre em forma de porco falante), Valentina, prima de Ramiro, o vovô Miguel propõe diferentes viagens e brincadeiras através dos sonhos, conhecendo, entre outras coisas, história dos pais de Ramiro. Com muito humor e imaginação Ramiro aprende que para realizar os desejos é necessário organização e planejamento. 

O trabalho partiu de uma pesquisa sobre como as crianças lidam com a realidade financeira da família, revela o diretor Valdo Resende. “Durante meses nós estudamos esse tema e somamos a isso a nossa experiência em falar com esse público infanto-juvenil e, consequentemente, com os pais, pois são eles que levam os filhos ao teatro. Usamos uma linguagem própria para a idade para mostrar que há um valor real e concreto para as coisas e que precisamos de planejamento, investimento e economia para consegui-las”, comenta. 

A encenação evidencia a importância do valor real das coisas e não a importância do ter o que é caro, o que está na moda, o que dá status. Trata, ainda, do egoísmo em contraposição aos valores familiares. Dessa forma, apresenta e valoriza os brinquedos simples, antigos. “Resgatamos alguns brinquedos que estão desaparecidos, mas ainda permeiam o imaginário das pessoas. E a nossa cenografia (assinada por Djair Guilherme) é construída como um brinquedo que se monta e desmonta. Não temos um cenário na própria concepção da palavra, mas elementos cenográficos que vão compondo os ambientes onde as cenas ocorrem. A encenação se baseia em um teatro no qual as ações são construídas a partir do movimento dos atores, a partir da maneira com qual eles manipulam os elementos cenográficos”, explica Resende. 

O elenco é formado por Roberto Arduin (“Malhação”, “Éramos Seis", “Chiquititas” e “Marisol”) Conrado Sardinha (séries PSI e O Negócio - HBO), Isadora Petrin, Neusa de Souza (“Cocoricó” - Cultura) e Rogério Barsan. 

Serviço 

Um Presente para Ramiro” 11 de fevereiro (sábado), às 16h Classificação: livre Local: Teatro do Sesi Birigui -  Av. José Agostinho Rossi, 620 - Jardim Pinheiros Entrada gratuita - Reservas pelo Meu Sesi 

Leia também